- Selma Mello
CÂMARA : GARANHUNS PODERÁ CONTAR COM O MAMÓGRAFO MÓVEL

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou na última sexta-feira (16), requerimento cuja redação prevê que o Executivo de Garanhuns possa implantar um mamógrafo móvel por meio da Secretaria municipal de Saúde. A solicitação é do vereador Juca Viana (PTB).
A ideia do parlamentar é que o veículo percorra todos bairros de Garanhuns em dias e horários previamente definidos, a fim de facilitar o acesso a mamografia, principal exame realizado para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
No Brasil, cerca de 85% das mulheres acometidas por essa enfermidade não apresentam histórico familiar. Daí a importância da oferta do exame, responsável por reduzir a taxa de mortalidade entre elas em cerca de 20% ao ano, conforme estudos.
Segundo a comunidade médica, o exame deve ser feito anualmente por mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Já para quem tem histórico da doença na família o teste deve ser feito bem antes, ao completar 40 anos de idade, ou menos, a depender do caso.
Aprovada na Câmara, a implantação do mamógrafo móvel depende agora da Prefeitura de Garanhuns, a quem cabe colocar a proposta em vigor, via secretaria de saúde.