• Selma Mello

CÂMARA - JUCA VIANA ASSUME ASSENTO E PRESIDIRÁ COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

          Após a morte do presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Daniel da Silva (Daniel da Saúde), obedecendo a Lei Orgânica do município, o primeiro suplente da coligação assume assento, e com um misto de tristeza pela morte do amigo Daniel, e alegria no coração por poder trabalhar, ainda mais, pelo povo de sua cidade, José Juca de Melo Juca Viana assumiu o mandato de vereador. Ele é a primeira pessoa com deficiência a assumir uma cadeira no Poder Legislativo na região.

     "Foi uma fatalidade [a perda de Daniel da Saúde]. Ele era um homem de bem, uma pessoa que conheço há muitos anos, e que deu uma contribuição muito grande para a cidade.", destacou.

        José Juca teve uma infância humilde no Sítio Santo Antônio, zona rural de Garanhuns, onde nasceu; foi o sexto de doze filhos. Encontrou muitas dificuldades porque nasceu com retinose pigmentar, uma doença degenerativa na retina, que causa cegueira. Entretanto, para um homem como Juca essa deficiência e as dificuldades nunca o intimidaram ou comprometeram sua luta em favor das pessoas com deficiência.

        Ainda criança, trabalhou na lavoura, capinando mato, arando a terra e plantando alimentos que  ajudavam no sustento da família. Quando adolescente, trabalhou nas feiras livre vendendo caldo de cana e picolé.

        Na vida adulta, ingressou na Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (ADVAMPE), onde chegou a ser presidente por seis anos.

        Em 2010, participou da criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Garanhuns (COMUD). Representa o município no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Pernambuco (CONED) e a região Nordeste na Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB)

      Para Juca Viana, o fato de ele assumir uma vaga no Poder Legislativo estimula outras pessoas com deficiência a ocupar não só este, mas vários outros setores da sociedade. "A gente tem um projeto a nível de estado, uma das ideias é que haja uma meta de pessoas com deficiência para colocar seu nome como pré-candidato, para incentivar a disputar vagas", afirma.

         Embora reste pouco tempo para o fim da legislatura(31 de dezembro de 2020),, Juca irá usar todo o seu vasto conhecimento para presidir com punhos de ferro a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, além de integrar a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Garanhuns.


42 visualizações
Siga-nos para não perder nenhum post!
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 SM by: Selma Mello

Garanhuns - Pernambuco