• Selma Mello

CORONAVÍRUS EM GARANHUNS - DOIS SUPOSTOS CASOS CONTINUAM SENDO MONITORADOS

A Secretaria de Saúde, através da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica, informa que os dois casos do Novo Coronavírus identificados no município, permanecem em investigação. Trata-se de duas mulheres, na faixa etária de 25-30 anos, que apresentaram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, náuseas/vômito e coriza, somado ao cenário de contato com pessoas oriundas de locais onde já havia casos confirmados e transmissão comunitária do vírus.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, a partir de agora apenas os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) serão testadas para o Covid-19 (SARS-Cov2). Por isso, ambos os casos em investigação, seguem o novo protocolo, com isolamento domiciliar do paciente por um período de 14 dias e monitoramento pela equipe local. Após esse período, não havendo nenhuma evolução para SRAG, os casos poderão ser descartados.

De acordo com a NOTA TÉCNICA N°3/2020 publicada no dia 19 de março pela Secretaria Estadual de Saúde, esses dois casos não se enquadrariam mais na definição como ‘suspeitos’, consequentemente sem a necessidade de notificação. Essa medida segue a orientação do Ministério da Saúde, já que Pernambuco possui casos confirmados por transmissão comunitária, o que resulta na notificação apenas de casos graves da doença (SRAG). Ou seja, serão notificados e identificados apenas casos graves – pessoas que apresentem falta de ar, dificuldade para respirar, dor no peito e febre que se prolongue por mais de 72 horas, mesmo com o uso do antitérmico. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Estado não vai mais testar casos leves nem assintomáticos.

Importante destacar como serão classificados os casos a partir desta mudança:



85 visualizações
Siga-nos para não perder nenhum post!
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 SM by: Selma Mello

Garanhuns - Pernambuco