• Selma Mello

ELEIÇÃO 2020: A CORRIDA PELA CADEIRA COMEÇOU

Atualizado: Fev 10


Uma das coisas que mais o brasileiro vai escutar em 2020 é: eleições voltada aos cargos de prefeito(a) e vice-prefeito(a), como também na escolha de quais serão os vereadores(a) para compor as cadeiras das Câmaras Municipais; A eleição engloba todo o território brasileiro, e o grande desafio é saber: vai ter uma boa percentagem de novos nomes para compor as Câmaras, como também as prefeituras?.

Com a chegada das Eleições, você deve se preparar bem para saber em quem irá votar para Vereado(a)r. Afinal, serão ele(a)s que irão representa-lo na Câmara municipal de sua cidade, portanto, é sempre bom estar atento para as propostas (de todo(a)s eles(a)s).

Alguns candidato(a)s estão em mandatos, e irão tentar a renovação do mesmo. A expectativa para quem vai assumir um cargo é muito grande, como grande é a relação de nomes de postulantes que se colocam para avaliação popular. Esse ano, sobe para 17 o numero de vagas na Casa Raimundo de Morais, em Garanhuns, e a corrida já começou desde meados de 2019.

Em resumo rápido, a função dos Vereadores(a) é a de fiscalização do mandato do Prefeito do município, além de elaborar leis para o melhor convívio social em sua cidade. Ou seja, dentre os três poderes políticos existentes no Brasil, o cargo de vereado se categoriza como Poder Legislativo.

Toda cidade precisa de Vereadores(a) e por longe, este é o cargo de com maior número de integrantes políticos, dessa forma, sempre que chega uma nova eleição, existem diversos candidatos na corrida pela simpatia e voto da população.

Não são todas as pessoas que podem se candidatar a Vereador(a) , pois existem regras que devem ser respeitadas.

Para se candidatar, o interessado deverá estar a 6 meses pelo menos vinculado a um partido político;

O candidato a vereador deverá ter seu domicilio eleitoral na cidade onde pretende se candidatar pelo menos 6 meses antes das eleições;

É preciso ter nacionalidade brasileira, independente ser nativo, ou naturalizado;

Ter os seus direitos políticos em exercício pleno;

Apenas quem é alfabetizado poderá se candidatar;

Não poderá ter nenhuma pendência com a justiça;

Somente pessoas acima de 18 anos poderão participar das eleições;

Para os homens, será necessário ter o certificado de Reservista.

Lembramos também, que como existem regras que ditam quem poderá se candidatar, também existem regras para determinar quem não poderá em hipótese alguma participar das eleições..

Estão proibidos de participarem das eleições como candidatos a Vereador(a)

os parentes de primeiro grau do Prefeito da cidade, ou seja, esposa, marido, pais e filhos;

Também estarão proibidos os parentes de até segundo grau, como avôs, primos, netos, em diante.

Porém caso o Prefeito seja afastado, somente após 6 meses de seu afastamento os seus parentes poderão se candidatar para o cargo de Vereador, caso ainda tenha tempo hábil para isto.

É possível prever que em nossa Garanhuns teremos uma luta muito difícil, pois são grandes nomes, pessoas que tem um trabalho social muito intenso durante o ano todo, e as que não apresentam propostas. Essas segundas, são os reconhecidos oportunistas de plantão, que nem sequer sabem das suas necessidades, imaginem então, de sua população.

Olho bem aberto porque serão muitos Zés e muitas Marias batendo aporta de sua casa trazendo um sorrisão amarelo no rosto e o olhar de cachorro(a) morto(a). São esses perfis que aparecem e que costumam atrair a atenção de pessoas pouco informadas, ou que não estão nem ai para a importância do maior ato cívico do país. A Eleição, direito de todas e todos.

3 visualizações
Siga-nos para não perder nenhum post!
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 SM by: Selma Mello

Garanhuns - Pernambuco