• Selma Mello

JUCA VIANA: LUTA, SUPERAÇÃO E ACESSIBILIDADE.


     Tomará posse, nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Garanhuns, o primeiro vereador cego da história do município. Juca Viana recebeu 1.407 votos para vereador, na eleição de 2016, ficando com a primeira suplência do partido. Ele ocupará a vaga que ficou em vacância, após o óbito do vereador Daniel da Silva, ocorrido recentemente.

        Representando o segmento da luta da pessoa com deficiência, o vereador Juca Viana simboliza uma grande conquista para a inclusão social no município. Isso porque, todos são iguais perante a lei e Juca Viana é alguém que possui uma vasta experiência na área de políticas públicas.

      Sendo assim, uma pessoa qualificada para exercer o cargo de vereador. Vale ressaltar, que a busca de estratégias de enfrentamento dos problemas que afetam a inclusão social são históricas e consequentemente, ainda existe um longo caminho a serpercorrido. Não custa lembrar, que o Brasil está povoado por um número significativo de pessoas que possuem algum tipo de deficiência e que conquistas como essa, reforçam as reivindicações de cidadania e participação em igualdade.

      Embora o número de pessoas com deficiência ainda seja mínimo nesses cargos de vereança, o presente caso, pode ser utilizado como mais um instrumento de “Luta da Pessoa com Deficiência”. Por fim, que a posse do primeiro vereador cego de Garanhuns,possa servir, a esse e a outros propósitos de mudança e igualdade social.

Ensaio produzido pelo historiador Eduardo Silva em

19/07/2020.

13 visualizações
Siga-nos para não perder nenhum post!
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 SM by: Selma Mello

Garanhuns - Pernambuco