• Selma Mello

PARQUE EUCLIDES DOURADO SERÁ REABERTO AO PÚBLICO A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA 13.


        Após quase quatro meses fechado por conta pandemia do novo coronavírus, o Parque Euclides Dourado será reaberto ao público a partir da próxima segunda-feira (13), porém com medidas restritivas de segurança sanitária. Neste primeiro momento, apenas a pista de corrida e caminhada, e o espaço para barras e abdominais estarão liberados. O uso de máscaras por funcionários e freqüentadores será obrigatório e medidas visando evitar aglomerações também serão adotadas, não sendo permitido, durante a reabertura, a reunião de pessoas e atletas.

           O horário de funcionamento do Euclides Dourado também será reduzido, sendo agora das 5h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, a expectativa é que, para evitar aglomerações, o espaço só funcione no período da manhã. Essa definição será anunciada ao longo da próxima semana.


      As demais estruturas, sobretudo as academias, biblioteca; as quadras esportivas, inclusive as voltadas à prática do vôlei, futevôlei e futebol (no espaço de areia); bem como a pista de skate e o playground infantil, entre outras, permanecerão com atividades suspensas, sendo reativadas gradativamente, mediante a análise quadro de contágio do novo coronavírus por parte das autoridades sanitárias no município.

        Já as atividades de dança, step, step dance, funcional, jump e aeróbica, ofertadas gratuitamente pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, serão adaptadas, atendendo as medidas de distanciamento e de desinfecção de equipamentos, sendo retomadas de forma gradativa e com medidas de segurança, tanto para os profissionais, quanto para os alunos. As atividades ministradas por treinadores pessoais (personal training) serão restritas a um aluno por profissional, porém sem o uso de equipamentos acessórios às práticas, como prevêem os protocolos estabelecidos em nível estadual.

       “O Parque estará sinalizado e vamos realizar campanhas educativas nas mídias sociais para que no horário compreendido entre às 5h e 9h, às pessoas do grupo de risco possam ter prioridade. Todavia, não haverá proibições quanto à faixa etária dos freqüentadores”, registra o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio. O titular da pasta destaca ainda que os acessos de entrada e saída do Parque serão modificados, contando com aferição da temperatura corporal na entrada. “Por conta disto, o portão lateral, localizado na avenida Simôa Gomes, será usado apenas para casos de emergência. Vamos encorajar as pessoas a cumprirem as regras, porém só garantiremos o distanciamento social com a participação de todos os freqüentadores do Euclides Dourado. Todos devem entender esse novo momento que estamos vivenciando”, finaliza o secretário.

Estrutura de segurança sanitária - Vinte lavatórios foram instalados em diversos pontos do parque para que os cidadãos possam higienizar as suas mãos. Também será disponibilizado detergente líquido e toalhas de papel para complementar o processo de higienização. O espaço também passará por um processo de desinfecção, através de pulverizações com desinfetantes à base de quaternário de amônia, Ação que também passará a ser diária após a reabertura.

Nova escultura - Além das ações visando evitar a proliferação e o contágio pelo coronavírus, nessa reabertura, o Parque ganhará um novo atrativo. Trata-se de uma escultura denominada ‘Seres em Convivência’, que foi confeccionada a partir de um tronco de eucalipto pelo artista plástico João Oliveira.

        “Trata-se de um cenário de uma criança alimentando um cavalo, retratando a relação de cuidado e amizade entre os seres de diferentes espécies, numa mensagem que pode ser trazida para os dias atuais, principalmente para nós humanos”, explica o artista plástico João Oliveira, que também é autor de outras obras expostas no Parque Euclides Dourado.

0 visualização
Siga-nos para não perder nenhum post!
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 SM by: Selma Mello

Garanhuns - Pernambuco