• Selma Mello

PINT OF SCIENCE 2020 OCORRERÁ EM GARANHUNS

Em breve teremos o Pint of Science Brasil, e este ano de 2020 será a primeira vez que ocorrerá em Garanhuns nos dias 11, 12 e 13 de maio. O evento é composto por várias palestras científicas nas quais serão abordados temas das diversas áreas do conhecimento. Tais palestras serão apresentadas em bares/restaurantes da cidade, levando a ciência de forma leve diretamente à sociedade. Temas e locais serão definidos pelo comitê. Em breve, divulgaremos mais novidades sobre o evento

Como nasceu o Pint of Science? A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

De lá para cá, o evento cresceu – em 2019 milhares de pesquisadores em 400 cidades e 24 países compartilharam e discutiram suas descobertas com pessoas em pubs, bares, restaurantes e até mesmo cafés.

Como o festival chegou ao Brasil?

O Pint of Science foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos.

Essa edição pioneira deu tão certo – olha só a programação – que várias pessoas se interessaram por levar o evento para suas cidades e, em 2016, Belo Horizonte, Campinas, Dourados, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo também tiveram bate-papos com cientistas. Veja aqui o que rolou. As conversas nos bares e restaurantes continuaram repercutindo e, em 2017, o número de municípios participantes subiu para 22, em 2018 o festival cresceu ainda mais, sendo realizado em 56 cidades.

Já em 2019 foram 83 cidades em todas as regiões do Brasil. Nos tornamos o maior festival do mundo em número de cidades participantes, superando a Espanha que ficou em segundo lugar com 74 cidades.

Seguindo o sucesso, em 2020 o total de países participantes subiu para 29 e no Brasil será ainda maior! Vamos celebrar a ciência em mais de 180 cidades, com representantes de todas as capitais do país! Contaremos com mais temas sendo abordados, desde átomos e galáxias até a complexidade da organização da nossa sociedade. O que não muda é a gratuidade do evento! O público paga apenas o que consumir no local das apresentações.

Nosso encontro já tem dia e hora: O #pint20 acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de Maio, sempre a partir das 19:00 (horário local).

O Pint of Science Brasil é realizado graças a todos os voluntários que dedicam parte do tempo na organização do festival. Um Brinde à Ciência e a todos que de alguma forma contribuem com o maior festival de divulgação científica do mundo!

4 visualizações
Siga-nos para não perder nenhum post!
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 SM by: Selma Mello

Garanhuns - Pernambuco