• Selma Mello

SÃO PEDRO COMEMOROU A DATA DO PADROEIRO COM A TRADICIONAL PROCISSÃO MOTORIZADA E SHOW ONLINE



           Banhado pelo Rio Canhoto e o Riacho São Pedro, o núcleo urbano do distrito de São Pedro surgiu a partir das atividades pecuárias e agrícolas desenvolvidas pelas fazendas e pequenos sítios das imediações. Nos primeiros tempos, o clima ameno durante o inverno atraiu pessoas de posses residentes em Garanhuns, que fugiam dos rigores da estação, ali construindo casas para permanecer nos fins de semana. Relativamente nova, a vila apareceu a primeira vez como distrito de Garanhuns em 31 de dezembro de 1936.

       O distrito continuou progredindo até meados da década de 1950, quando, seguindo a tendência nacional, sofreu certo processo de esvaziamento populacional. Nesse período, muitas famílias migraram para outros centros urbanos, principalmente, Garanhuns em busca de bons colégios para os filhos e novas oportunidades de vida. Todavia, desde os anos 80, a onda migratória se estabilizou e a população tem mostrado discreto crescimento, passando de 1.998 habitantes, em 1991, para 2.050, em 2000, e 2.373 habitantes, em 2010, apenas na zona urbana. Incluindo a zona rural, atualmente, totaliza 5.967 moradores (4.991 habitantes em 2.000)


    Nas décadas de 60 e 70, São Pedro exerceu grande importância na política municipal, tendo duas vezes eleito uma destacada figura local, Amilcar da Mota Valença, para prefeito de Garanhuns com expressiva vantagem de votos sobre os oponentes, além de fazer filhos da terra ocuparem mais de um assento na câmara de vereadores em uma única legislatura, como o caso do ex- vereador Armando Domingos, entre outros.


       


      Atualmente o distrito é administrado pelo dinâmico, e visionário jovem Alcindo Filho,(Alcindinho), primogênito de dona Marilene Domingos e do vereador em exercício, Alcindo Correia. A administração do distrito é um exemplo de grandeza e crescimento diário.

        Alcindo Correia de Melo é o atual representante do distrito na Câmara de Vereadores do município de Garanhuns, onde não mede esforços para que o distrito cresça, e que seus moradores desfrutem de qualidade de vida que vai de grandes ações de saúde, educação, esportes e cultura aos mais deslumbrantes eventos sociais, onde sempre festeira, recebe os vizinhos de maneira majestosa e única.


         A tradicional procissão em homenagem ao Padroeiro do município, São Pedro Apóstolo, ocorreu no dia dedicado a São Pedro e, mesmo com a pandemia presente em nossas vidas, a procissão arregimentou um numero muito expressivo de seguidores que tem no santo um marco fiel de lutas e de vitórias. A noite o mundo inteiro se deliciou, através das redes sociais, das comemorações alusivas ao santo e ao distrito, com um forró pra lá de arretado liderado por Nando Azevedo, que brilhou muito, e mais uma vez deu destaque à luta dos que fazem esse pedacinho de chão, esses muitos palmos de lutas.: administração e representante desse povo ordeiro e feliz.


Clic e curta a Festa de São Pedro 2020

Fotos – Marilene e Pascom Capela De S Pedro

Pesquisa sobre o município na página do distrito (*) Houve alterações nesse índice.



13 visualizações
Siga-nos para não perder nenhum post!
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 SM by: Selma Mello

Garanhuns - Pernambuco