• Selma Mello

ZAQUEU LINS REQUER A CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL


O Vereador Zaqueu Naun Lins, durante a 2º reunião ordinária na Câmara de Vereadores, ocorrida na ultima quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020, requereu que seja criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social!. A Secretaria tem a competência de Implantar políticas que promovam a proteção ao Cidadão, integrando os organismos governamentais visando diminuição dos índices de violência.

O requerimento é fruto de vários debates e fóruns de discussões dos moradores de Garanhuns, que já não suportam conviver com as violências, mazelas sociais que enfrentam todos os dias O pedido foi APROVADO POR UNANIMIDADE. Agora é torcer para que o requerimento vire Lei , e que seja implantado no seio da nossa sociedade.

Afinal, o que é violência?

Existem várias formas de violência, por exemplo: o preconceito, as agressões físicas e verbais, o bullying, a homofobia, a violência contra a mulher, entre outras. Elas acontecem quando alguém ou um grupo de pessoas utiliza intencionalmente a força física ou o poder para ameaçar, agredir e submeter outras pessoas, privando as de liberdade, causando algum dano psicológico, emocional, deficiência de desenvolvimento, lesão física ou até a mesmo a morte.

Vamos conhecer algumas formas de violência:

Violência física- Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.

Violência institucional- tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero, étnico-raciais, econômicas etc.) Predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem essas sociedades.

Violência intrafamiliar- acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

Violência moral- ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher.

Violência patrimonial- ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.

Violência psicológica- ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.

Violência sexual- ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.

9 visualizações
Siga-nos para não perder nenhum post!
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 SM by: Selma Mello

Garanhuns - Pernambuco